sexta-feira, 29 de julho de 2011

Procedimento para adquirir a primeira habilitação categoria “A”.

Antes de começar a fazer as aulas na Autoescola Friburgo é preciso que pague o DUDA – Documento Único de Arrecadação do DETRAN no Banco Itaú de Primeira Habilitação, no caso da primeira carteira ou Inclusão de categoria, para quem já tem CNH e quer incluir categoria “A” ou “B”.
Após o pagamento do DUDA, o candidato tem que marcar para ir ao DETRAN pelo telefone 08000204041 ou pelo site http://www.detran.rj.gov.br/_agendamento.eletronico/renach/index.asp. No DETRAN, que fica localizado em Duas Pedras em frente à rodoviária norte, o candidato irá tirar a foto da carteira de habilitação, colher as digitais que irá usar durante todas as aulas na Autoescola Friburgo e também será escolhido aleatoriamente no sistema qual clínica credenciada ao DETRAN que o candidato será encaminhado. Na clínica o candidato irá fazer o exame clínico (vista, audição e cardíaco) e o psicotécnico. O pagamento do exame é feito na clínica.
Com o resultado de apto do exame o candidato levará o mesmo para a Autoescola Friburgo para ser cadastrado no programa CFC Digital. Após 48 (quarenta e oito) horas de feito o exame o candidato está apto a começar a fazer as aulas que são marcadas no dia da inscrição do aluno na Autoescola Friburgo.
Na Autoescola Friburgo a candidato terá que fazer 45 (quarenta e cinco) aulas teóricas obrigatórias. Cada aula teórica tem a duração de 50 (cinqüenta) minutos e os horários são disponibilizados da seguinte forma:
06 semanas de segunda a sexta feira: 07:00 as 09:00 14:00 as 16:00
16:30 as 18:30
19:00 as 21:00
09 Sábados: 07:00 as 13:00
13:00 as 19:00

Cada turma de aula teórica comporta a quantidade de 25 (vinte e cinco) alunos, e cada horário começa em dias diferentes de acordo com as disponibilidades dos horários dos alunos. As aulas são ministradas na Autoescola Friburgo. Após a conclusão das 45 aulas teóricas obrigatórias o candidato poderá escolher o local para fazer a prova teórica, pode ser feito em Friburgo ou em um dos locais do Estado do Rio de Janeiro disponibilizados pelo DETRAN mediante a prazos e quantidade de vagas disponíveis. Fazendo em local com prova eletrônica o resultado é dado ao candidato logo após a prova, sendo em local não eletrônico como em Nova Friburgo, o resultado só será liberado 4 (quatro) dias úteis após a prova.
Aprovado na parte teórica o candidato poderá fazer as aulas práticas de direção veicular que já foram agendadas no dia da inscrição do aluno. São 20 (vinte) aulas práticas obrigatórias de 50 (cinqüenta) minutos cada uma, agendadas de acordo com disponibilidade do aluno. Estando apto para realizar a prova prática, o candidato escolhe a data que estiver disponível.
Aprovado na prova prática o candidato pode pegar sua carteira em 5 (cinco) dias úteis no DETRAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário