segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Novas regras para uso do capacete estão em vigor

RJTV e O Globo Online
 
RIO - Os motociclistas agora têm uma nova regra para o uso dos capacetes: de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, todos os capacetes comprados a partir do dia 1º de agosto do ano passado devem ter a certificação do Inmetro e adesivos refletivos nas laterais e na parte de trás. No entanto, os capacetes comprados antes de 2007 podem continuar sendo usados, mesmo sem a proteção total. Nestes casos, será verificado apenas o uso da cinta e dos óculos de proteção, o que significa que muitos motociclistas vão continuar dirigindo com menos segurança. Eles mesmos admitem que as novas regras são importantes para evitar acidentes.
O capacete precisa ficar preso à cabeça do condutor por uma cinta e ainda deve ter viseira. Caso contrário o motociclista tem que usar óculos de proteção.
- Com a faixa reflexiva, ele será visto melhor pelo motorista do carro. A viseira vai evitar que alguma pedrinha atrapalhe sua visão. E com a certificação, o capacete será mais seguro, vai resistir melhor aos impactos, vai absorver melhor os impactos - explicou Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Produtos do Inmetro ao RJTV.
Segundo o Detran, a Guarda Municipal será responsável pela fiscalização. Quando houver blitz, a Polícia Militar também vai verificar se o capacete está dentro das normas. Se o motociclista desrespeitar as novas regras, estará cometendo uma infração grave e terá que pagar uma multa no valor de R$ 127,69.
Segundo a Guarda Municipal, a fiscalização começou nesta segunda-feira, em vários pontos da cidade. No fim da tarde, a Guarda terá um balanço de como foi esse primeiro dia de trabalho e de quantos motoqueiros estavam em situação irregular.
O RJTV conversou com o inspetor da Guarda Municipal José Ricardo Soares.
RJTV:A medida substituirá o prazo antigo, quando a CNH era entregue ao usuário em até oito dias, contados a partir da aprovação na prova prática: Como será essa fiscalização e como os guardas vão saber se os capacetes foram comprados depois de 1º de agosto de 2007?
José Ricardo Soares: Essa operação começou nesta segunda e os guardas estão orientados a fiscalizar essas condutas nos pontos de fluidez. Os guardas vão parar esses veículos e verificar essa situação. Estamos com algumas operações também já agendadas para esta semana com alguns órgãos, como a Polícia Militar e a própria delegacia.
Como os guardas vão saber se eles realmente foram comprados depois de 1º agosto de 2007?
Isso nós vamos verificar nas operações. Os guardas vão trabalhar no dia-a-dia em cima do artigo 244, que é a respeito de dirigir sem viseira e sem capacete. O restante nós vamos verificar somente nos pontos de parada, porque aí o guarda vai verificar o selo do Inmetro e também a fabricação desses capacetes, que tem que ser a partir do dia 1º de agosto de 2007.
Como fica a situação dos motoqueiros que têm os capacetes antigos, ou seja, não têm as faixas refletivas, nem o selo do Inmetro? Isso não traria mais insegurança a eles no trânsito?
Eles ainda não estarão adequados à lei, mas creio que o próprio Detran ou o Denatran darão uma resolução a respeito desses casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário